Ministério da Cidadania publica programações financeiras de emendas parlamentares

O Ministério da Cidadania publicou nesta quinta-feira, 10 de junho, a Portaria 67/2021 com a relação das programações financeiras oriundas de emendas parlamentares executadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social, nos exercícios financeiros de 2019 e 2020, por meio do Sistema de Gestão de Transferências Voluntárias (SIGTV). O sistema é uma ferramenta que dispõe das informações sobre as transferências voluntárias no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Essas programações contribuem para a estruturação da rede de serviços socioassistenciais e são destinadas a incremento temporário por meio de investimentos e custeio. Assim, os Municípios poderão usar a verba para duas finalidades: adquirir veículos, equipamentos e materiais permanentes, para fins de investimento e incrementar de maneira temporária as transferências regulares e automáticas financeiras para fins de custeio.

A Portaria aponta ainda que o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) adotará os procedimentos para transferências conforme o que dispõe a Portaria 580/2020, também do Ministério da Cidadania. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que as propostas são oriundas de emendas parlamentares, o que significa que para cada ação há uma finalidade, além dos critérios de valores para a apresentação das emendas e da efetividade na aplicação dos recursos.

Acesse aqui a lista com os Municípios contemplados.

Da Agência CNM de Notícias